27.12.12

Brincadeiras de pais e filhos por idade

Para os pais existem muitas dúvidas e uma delas é saber quais as brincadeiras certas para ter com os filhos





Vou passar alguma informação. Atenção que não é nenhuma ciência exacta. São apenas algumas sugestões:


Até os 3 meses

O bebé começa a agitar objectos e a brincar. Sendo assim, as brincadeiras que envolvem barulhos, para que ele acompanhe e tente descobrir de onde vem o som, são as mais aconselhadas: Chocalhos e bolas macias com sons são boas opções de brinquedos.

De 4 a 5 meses

Nesta fase, os estímulos visuais são muito importantes. Brincar com objectos que brilham, ou o típico "esconder e aparecer" são boas opções.


De 6 a 8 meses

Temos de princípio que nesta altura o bebé já começa a conseguir sentar-se, o que eles já acham um divertimento tremendo. Ele continuará se interessando por brinquedos e actividades que tenham som ed evemos estimular essas brincadeiras.É aconselhável ter atenção ao espaço onde ele brinca porque já se consegue ir deslocando e a qualquer momento pode magoar-se.


De 9 meses a 1 ano

Que tal apostar em cores, barulhos, formas diferentes? Perto de 1 ano de idade, tudo é uma descoberta e vão somando, querendo o bebé levar tudo à boca. Sendo assim, nesta fase é aconselhado cuidado com peças pequenas. Uma brincadeira divertida é montar pilhas de objectos para que ele deite abaixo.


De 1 a 3 anos

Aqui, já a andar, as brincadeiras que incluam movimento são as preferidas deles. Nesta fase também vão se interessar por bonecos, pois começam a reconhecer as partes do corpo.


De 3 a 5 anos

Vão começar e adorar reconhecer tudo através do tacto. Atividades artísticas como a pintura, colagem, modelagem estão entre as mais indicadas e divertidas. Nesta fase também começam a interessar-se por brincadeiras que envolvam alguma competição, como corridas, apanhada, etc.


De 5 a 7 anos

Esta é a fase da alfabetização e devemos apostar em brincadeiras que usem letras e que associem os sons das palavras. Também há probabilidade que, nesta fase se comecem a interessar pelo desporto (em grupo ou individual).


Esperamos ter ajudado a melhorar as vossas brincadeiras

Até já :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...