19.12.12

Cólicas? Possíveis razões e dicas para aliviar

As mamãs ficam desesperadas quando seus bebés choram compulsivamente e não há nada que os faça acalmar. Não é fome, pois ele mamou quase agora e não aceita o peito, nem fralda suja, já que acabou de tomar banho. 

Queridas mães, podem ser cólicas. Algo normal e esperado.

As cólicas são comuns desde o nascimento, principalmente depois dos 15 dias, até aos três meses de vida e normalmente ocorrem no mesmo horário. Quase nunca ocorrem em bebés com mais de 6 meses de idade.

Infelizmente é uma sensação que dói muito ao bebé, que se nota no seu choro estridente. Aparece com as  seguintes características: o bebé fica inquieto, com a carinha vermelha, faz caretas, contorce-se e encolhe as perninhas até à barriguinha.



Fui pesquisar e li que a cólica acontece por imaturidade do sistema digestivo dos nossos pequeninos. Esta imaturidade faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controlo e isso pode resultar em gases e levar à cólica.

O movimento do intestino também precisa de um tempo para amadurecer e coordenar.Não é cientificamente provado que a alimentação materna pode dar cólica no bebê que amamenta. Mas há muitos relatos de mães sobre isso. Fique atenta se perceber que quando come algum tipo de alimento o seu bebé tem cólicas. Se identificar algum, evite-o até os três meses de vida do seu filho. Os agressores mais comuns são laticínios, chocolate, cafeína, melão, pepino, pimentão, frutas, sumos  de citrinos e alimentos condimentados.


Como podemos aliviar as suas cólicas?


  • Podemos começar por virar o bebé com a barriga para baixo, sobre o nosso joelho. Começamos a esfregar as costas do bebé, porque pode ajudar a aliviar a pressão do estômago.
  • Um ambiente calmo e tranquilo onde alimentar o bebé é outra boa opção, de forma a que ele não se sinta tenso ou agitado. Um nota importante para qualquer situação é que, se as mães se mostrarem nervosas, os filhos sentem essa ansiedade. O ideal é mantermo-nos sempre tranquilas e transmitir-lhes segurança.
  • Se o bebé for alimentado com leite artificial, e tiver muitas cólicas, experimente mudar de marca, para ver se é essa a causa da irritação. 
  • Também pode levar o bebé a passear: o ar fresco e o ritmo dos movimentos podem acalmá-lo, fazendo com que adormeça.
  • A chucha é outra opção, já que a sucção o acalma. 
  • Nunca esquecer de meter o bebé a arrotar depois de comer, já que ajuda a aliviar a pressão acumulada quando engole ar, o que previne a formação de gases. 
  • Mas, também o amor e o carinho, através de abraços e palavras ajudam a acalmar um bebé com cólicas

Se souberem de mais alguma dica, partilhem :)
Até já
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...