P A G E S

19.12.12

O banho dos nossos bebés!

Antes de sermos mães, este 'ritual' mete respeito: os bebés frágeis... numa bacia com água. Mas vamos olhar de outra perspectiva! Esta é a altura ideal para partilharmos momentos de carinho e brincadeiras que nos deixam ambos felizes. O desafio que se mete é tentar evitar uma birra quando, por alguma razão procuramos o gel de banho ou o champô, ou quando ele sente frio no trocador.Para nos facilitar a vida - a nós e aos pequeninos (que não vão hesitar em utilizar a sua linguagem, o choro) - dou-vos algumas dicas que, podem ser óbvias, mas nunca são demais relembrar:

  • Aqueça a casa-de-banho ou o espaço onde dará banho ao bebé - nós damos banho no nosso quarto, antes do último biberão.
  • A temperatura da água deve rondar os 37º -podem utilizar um termómetro ou então testar com o vosso cotovelo (que é igualmente uma zona sensível parecida com a pele dos bebés)


  • Preparem, antes do banhinho, todos acessórios de que irão utilizar para realizar esta tarefa, por exemplo: a toalha limpa, gel de banho, fralda, creme e a roupinha que ele utilizar depois do banho - ainda acrescento o óleo de bebé para fazer uma massagem de relaxamento (faço isto por causa da hora do banho) e soro fisiológico para limpar os olhinhos, umbiguinho e nariz.

  • Devemos efetuar a lavagem/higiene dos nossos bebés desde a cabeça até aos pés – da parte mais limpa à parte mais suja. O ideal é termos 2 esponjas, uma para cada tarefa. Não se esqueçam que não devemos passar do rabinho para a carinha :) - Por acaso não utilizo esponjas ainda. Faço tudo com as minhas mãozinhas, para o M. sentir o meu toque.

  • Devemos criar diversão e interacção: mimos, histórias ou canções são o ideal. - Se dermos banho à noite, não se esqueçam de fazer as coisas de forma mais relaxante, de forma a não excitá-lo demasiado.

  • No final, vamos pegar neles enrola-los na toalha, não devemos esfregar. Retirem bem toda a humidade do corpo: entre os dedinhos, nas pregas do rabinho e dos joelhinhos, atrás do pescoço, ... - aqui, depois de o enrolar, passo o óleo no corpinho para o bebé relaxar.


  • Limpe sempre os ouvidos com muito cuidado (apenas na superfície) e o narizinho - depois de fazer com a toalha, já no trocador, limpo estas partes com soro fisiológico e uma compressa. Não esquecer que os olhos limpam-se sempre de fora para dentro, ou seja, da parte menos suja, para a mais suja.
Como disse acima, tornem este momento num bom momento entre pais e filhos e não num 'fim-do-mundo'.
Uma dica: É natural que nos primeiros dias, ou mesmo semanas, queiram tirar muitas fotos, se sintam ansiosos pelo banho, riam-se muito. Contudo, estas ações fazem apenas com que o bebé fique mais impaciente e excitado... é que pensem bem... vocês parecem uns paparazzis e ele só quer um momento relaxante e sossegado :)


Até já

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...