P A G E S

31.7.14

Coisas que só os Pais entendem

Todos os pais vivem a verdadeira felicidade durante a gravidez, tudo é um mar de rosas, tudo é bonito. O bebé dorme a noite toda, sempre a sorrir, já anda no 1º aniversário, é o mais inteligente da creche e dos fihos do grupo de amigos,...


Até que o bebé nasce!


Todos os nossos sonhos são rapidamente atropelados por noites mal dormidas, cocós gigantes, choros intermináveis,... há coisas que realmente só entendemos quando nos tornamos pais.




1- Os pais passam os primeiros meses do bebé exaustos


O bebé não dorme durante a noite toda. Os primeiros meses são de dar em doido, levantar a cada 3 ou 4 horas, às vezes mais. Mesmo o tempo em que dormirem, não vai ser descansado, qualquer movimento do bebé é sinal de alarme.

2 - O Sono nunca mais vai ser igual


Mesmo que eles cresçam, mesmo que sejam pré-adolescentes, mesmo que sejam responsáveis pelos próprios actos... enquanto não estiverem deitados na sua cama, não adormecemos.


3 - Afinal aquele ser pequenino é mais dispendioso que mãe e pai juntos


Ok, há uma noção que as despesas vão aumentar, que o primeiro ano será um desafio na habituação ao novo orçamento familiar. O que não há noção é que, mesmo depois desse 1º ano (difícil), as coisas não tendem a melhorar. Cada início de ano escolar, cada estação, cada comida, cada atividade fora da escola... nunca mais vai acabar!


4 - Sair de casa é um desafio


Seja para umas férias, para um passeio ou mesmo apenas para ir trabalhar ee deixa-lo na escola. O que antes se fazia em meia hora, agora demora, em média 2horas. E eu que o diga... tal é a quantidade de coisas que temos de levar.


5 - Não existe nenhum "Manual de Instruções" para educar corretamente


Apesar de eu tentar partilhar as minhas experiências, cada caso é um caso. Os livros são baseados em meia dúzia de experiência, não existe nada completamente certo. Sigam o instinto e, se nada funcionar... rezem muito :)


6 - Todos os experientes dão os "melhores" conselhos


Já sabem, basta dizer-se que vem um bebé a caminho e logo vem um dossier de conselhos das mães, tias, avós, vizinhas, amigas,... todas elas com a maior certeza. O segredo é sorrir e agradecer: "Smile and wave girls... smile and wave!"


7 - O seu filho vai tornar a mãe e o pai num totó em menos de um ano


Todaaaaa a gente, antes de ser pai, tem uma panóplia de coisas que jura que nunca vai fazer com os filhos/deixar que eles façam. Até criticam o outros pais. Até que, o ser normal se torna Mãe e Pai... e começa a fazer exatamente aquelas coisas que criticava anteriormente. A sorte destes novos pais? Só vão ser criticados pelos que ainda não passam pela experiência de ter um filho... os que já são pais "been there, done that.."


8 - Às vezes os miúdos são indelicados


Voltando ao ponto acima, os que não são pais, são os maiores críticos... porque os filhos dos outros dão puns, porque mudamos a fralda em qualquer lado, porque limpamos vómito com as nossas camisolas...! Os pais conseguem desenvolver um "anti-nojo" em relação aos seus filhos. Nasce com cada pai...


9 - Nunca mais serão os mesmos


Os filhos mudam-nos completamente. Para trás ficam as memórias das pessoas que fomos. Tornam-nos mais responsáveis, a dar importância ao que realmente é preciso. Os filhos estão SEMPRE PRIMEIRO!


E sabem que mais? É o melhor que temos na vida! Tudo o que pode aparentemente parecer mau, torna-se na nossa razão de viver, no nosso orgulho, em tudo!





Comentar

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...