23.11.14

7 dicas para aliviar a rotina matinal

Todos sabemos que as manhãs são complicadas. Para quem tem filhos dupliquem, tripliquem esta "complicação".


No meu caso, acordo às 6h45, tomo banho, arranjo-me completamente e preparo o leitinho do Manel. Nesta altura - enquanto aguardo que ele acorde - preparo a mesa do pequeno-almoço e deixo o meu quarto arrumado. O Manel acorda, levo-o para o sofá e deitados os 2, com o Manel ainda meio ensonado, ele bebe o seu leitinho, com calma e com as perninhas por cima das minhas.

Ele acaba, desce o sofá, pega num brinquedo e lá vamos para a sua rotina matinal, tirar pijama e interior, lavar a cara e as maos, mudar a fralda, passar creme no corpo e vesti-lo. 

Vamos para a cozinha: 2ªparte do pequeno almoço para ele e o meu pequeno-almoço. Terminamos. O Manel brinca com os carrinhos e eu arrumo a cozinha. Vamos para o Wc, onde ele volta a lavar a cara e as mãos. Lavamos os 2 os dentes (como ele adora esta tarefa). Voltamos para a sala, onde pego na minha mala, no computador, entretanto o Manel já vai buscar o casaco e o cachecol que a época já pede. Vestimo-nos, pego nele ao colo, saímos de casa em direção ao carro. 

Deixo-o no colégio, damos aquele abraço bom. Volto para o carro, rumo ao transito até ao trabalho. Chego ao trabalho. São 9h15. Cansados de me ler? Também eu quando chego ao trabalho.


E os pais que aqui param, sabem bem do que falo. Sofrem do mesmo "mal". Manhãzites agudas (quando chegamos ao trabalho e sentimos que já vamos no 2º turno). 
Normalmente, as nossas manhãs refletem todo o nosso dia. O nosso e o dos nossos companheiros e filhotes. Acho que é importante saber que as rotinas matinais são necessárias e que não são negociáveis.


Sendo assim, pois que vos passo algumas dicas para que consigam acelerar a rotina matinal da vossa família.




1. Tentem respeitar as horas de sono


Uma boa noitee de sono é imprescindível para que as manhãs menos pesadas e que o resto do dia não seja um terror.


Portanto adultos, pelo menos 7 horas, bebés, pelo menos 10 horas e crianças e adolescentes, pelo menos 9 horas.


2. Prepare as roupas de véspera


O ideal é preparar na noite anterior, o que a família vai utilizar no dia seguinte. Vai economizar tempo e evitar as dúvidas comuns na escolha das roupas. 


3. Estejam prontos antes de tomarem o pequeno-almoço


Menos se falarmos de bebés muito pequenos que se sujam muito. Esta é uma forma de desfrutar de um bom pequeno-almoço em família em vez de comer com pressa ou não comer porque o relógio não pára.


4. Criem um jogo matinal


Uma forma de cumprir as primeiras missões do dia é criarmos um jogo matinal. Por exemplo, coloque no canal de desenhos animados preferido e peça que eles completem uma tarefa diferente por música tocada. Na primeira música todos devem estar vestidos, na música seguinte  têm de puxar os lençois para cima e assim, sucessivamente. Importante é ter criatividade!


5. Dividam algumas tarefas


Para quem tem filhos mais velhos, é importante que as tarefas sejam divididas entre todos: Colocar a loiça na máquina de lavar, fazer as camas, ...


6. Manter a calma


Normalmente, gritar de manhã  - para todos se despacharem - resulta no contrário, uma confusão pela casa, mais pessoas a gritar, ficam todos chateados e não resolve nada. Tentem, ao máximo cumprir a rotina, com calma e sem correrias. Nem sempre e fácil, eu sei, mas tentar não custa.


7. Respeitem as rotinas matinais


E quando digo isto refiro-me aos pais. Os nossos filhos olham para nós como modelos. Se não formos metódicos na nossa manhã, eles sentir-se-ão livres para fazer o mesmo. 


Têm mais algumas dicas para partilhar?





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...