27.2.17

Porque é que a febre piora de noite?

Parece ser a pergunta para um milhão de dólares, mas na realidade a sua explicação é bem mais simples do que pensamos.

Ainda agora numa destas noites, a febre do Manel subiu em flecha e fez-me pensar qual a explicação, se durante o dia esteve tao bem.



Fui pesquisar e fui perguntar.

Segundo os especialistas, é bastante natural que a temperatura da criança vá variando ao longo do dia e que suba do final da tarde e durante a noite. Isto porque, como fica mais frio, o corpo tenta compesar a descida do ambiente, elevando a sua temperatura. Este "fenómeno" é mais evidente se estivermos perante um caso febril.

Do lado dos pais, esses seres que panicam muito (eu incluída) e que querem logo correr com os miúdos para o Hospital, o ideal é perceber que a criança pode não estar a piorar e estramos perante um situação normal. O importante aqui será não sobreaquecer a criança, ou seja, não é deixa-los destapados, é apenas não estarem cheios de roupa durante estes acontecimentos. Podem, ainda, utilizar uma toalha humedecida em água tépida de forma a ir arrefecendo o corpo, mas apenas na fase em que a temperatura está a descer naturalmente, evitando o desconforto.

O que é febre e o que não é?
imagem retirada daqui
Normalmente, só ao 3º dia de febre, se deve ir ao hospital mas, acima de tudo, tentem verificar junto do pediatra ou da saúde24, qual a melhor decisão a tomar. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...