P A G E S

14.11.17

A primeira vez na creche... eles e nós

Confesso que só chorei com a ida para a creche, no ano passado... e sim, já não era creche era pré...

O Manel entrou no colégio aos 5 meses de idade, mas a azáfama de voltar ao trabalho e ele ser uma criança super tranquila, sempre fez com que eu e ele adoptassemos essa rotina com a maior naturalidade do mundo.

Este é dos momentos mais difíceis para os Pais (com a pequena diferença que o Pai é, na generalidade, sempre mais racional que nós!!!!!)  e é a primeira vez, em 4 ou 5 meses de convivência diária e intensa, que nos separamos dos nossos filhos e normalmente são momentos de grande ansiedade.

O que fiz, por conselho externo e pelo próprio colégio, foi começar a deixar o Manel gradualmente no colégio. 2 horas de manhã num dia, 2 horas de manhã noutro dia. Noutro dia já deixava 4 horas e incluía almoço, tudo isto de forma progressiva até o dia D. Foi o melhor que fiz. Ficámos ambos preparados emocionalmente para o que aí vinha.

Manel com 9 meses - Novembro 2013

E sim, senti a sensação de abandono do meu filho a um grupo de estranhos, senti-me mal, mas caramba, ele estava tão bem!Do meu lado, sempre tentei fazer com que a entrega (a sério que usei esta palavra?!) do Manel, fosse serena e natural, tentando não criar inquietação no bebé. Ainda hoje faço isso.

Acredito que, durante todo este tempo, a reforçar e definir traços de personalidade, oferecendo-lhe segurança no meio de estranhos: “A mãe foi embora – Eu divirto-me aqui – a mãe vem buscar-me!”

Acho só importante que os bebés não nos vejam a chorar (mesmo que eles estejam num berreiro).

Manel com 4 anos e 9 meses - Novembro 2017

Nota: Apesar de não deverem chorar à frente, não se sintam fracas por chorar quando virarem costas. Chorem tudo o que precisarem! Isso também faz parte do nosso crescimento emocional nesta nova tarefa de “Mãe”.


Comentar

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...