P A G E S

Em família

Neste tópico exploramos várias temáticas de família:


  • Brincadeiras por idade
  • Espaços exteriores para brincar 
  • Viagens
  • Refeições
  • Ideias de fim-de-semana
Para os pais existem muitas dúvidas e uma delas é saber quais as brincadeiras certas para ter com os filhos


Vou passar alguma informação. Atenção que não é nenhuma ciência exacta. São apenas algumas sugestões:
Até os 3 meses O bebé começa a agitar objectos e a brincar. Sendo assim, as brincadeiras que envolvem barulhos, para que ele acompanhe e tente descobrir de onde vem o som, são as mais aconselhadas: Chocalhos e bolas macias com sons são boas opções de brinquedos.
De 4 a 5 meses Nesta fase, os estímulos visuais são muito importantes. Brincar com objetos que brilham, ou o típico "esconder e aparecer" são boas opções.
De 6 a 8 meses Temos de princípio que nesta altura o bebé já começa a conseguir sentar-se, o que eles já acham um divertimento tremendo. Ele continuará se interessando por brinquedos e actividades que tenham som e devemos estimular essas brincadeiras.É aconselhável ter atenção ao espaço onde ele brinca porque já se consegue ir deslocando e a qualquer momento pode magoar-se.
De 9 meses a 1 ano Que tal apostar em cores, barulhos, formas diferentes? Perto de 1 ano de idade, tudo é uma descoberta e vão somando, querendo o bebé levar tudo à boca. Sendo assim, nesta fase é aconselhado cuidado com peças pequenas. Uma brincadeira divertida é montar pilhas de objetos para que ele deite abaixo.
De 1 a 3 anos Aqui, já a andar, as brincadeiras que incluam movimento são as preferidas deles. Nesta fase também vão se interessar por bonecos, pois começam a reconhecer as partes do corpo.
De 3 a 5 anos Vão começar e adorar reconhecer tudo através do tacto. Atividades artísticas como a pintura, colagem, modelagem estão entre as mais indicadas e divertidas. Nesta fase também começam a interessar-se por brincadeiras que envolvam alguma competição, como corridas, apanhada, etc.
De 5 a 7 anos Esta é a fase da alfabetização e devemos apostar em brincadeiras que usem letras e que associem os sons das palavras. Também há probabilidade que, nesta fase se comecem a interessar pelo desporto (em grupo ou individual).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...