A Paula acompanhou-nos ainda antes do Manel nascer... dentro da minha barriguinha.
Foi nesta sessão que tudo aconteceu. O Manel quase a nascer, as emoções ao rubro... bem tudo tinha para correr bem.
Como sabem, a vida tem sido desafiante e tem-nos prendado com surpresas amargas e injustas!
E, naqueles dias seguintes, a Paula falou comigo, reconfortou-me... e deu-me esperança e a mão para continuar.
Não é só a fotógrafa daquele dia antes do Manel nascer.
É uma amiga para vida que, para além de estar ao nosso lado, capta o melhor de mim e do Manel.
Obrigada querida amiga! Por tudo! São pessoas como tu que ajudam a que todos os dias valha a pena sorrir e ter esperança!
Numa tarde solarenga desta Primavera, fomos para o Jardim da Estrela. Éramos alguns, todos os que faziam sentido: O Manel, eu, a minha irmã mais velha, a Paula, o fantástico marido Ricardo e a pequena princesa e linda Rafaela (um amor de menina).
Há bebés que choram.. muito! Aliás os bebés choram muito! Não desesperem... há coisas que eles querem (e precisam muito) que saibam. Eu descobri (ihihi) e partilho convosco:
Manel com 5 meses!
Mamã:
1. Sou pequenino... não tenho controlo sobre o meu sistema nervoso. Sou desorganizado. Estar contigo, ao teu lado, ouvir o bater do teu coração, cheirar-te... acalma-me... ajuda-me
2. Eu não choro para te dificultar a vida. Chora porque alguma coisa não está bem. Mesmo que pareça manha, tem a certeza se está tudo bem comigo.
3. És o meu mundo, o meu tudo! Só te conheço a ti. E penso que não haja ninguém que me dê aquilo que tu dás!
4. Não consigo parar de chorar, mas a culpa não é tua! Estás a fazer o teu melhor! Estamos a conhecer-nos e vamos chegar lá e vai correr tudo bem!
5. Resulta melhor os mimos e colo que me dás do que qualquer outro remédio. Dá-me colo nos primeiros tempos. Não te esqueças que estive dentro de ti "ao teu colo" durante 9 meses e este mundo novo assusta-me.
6. Não oiças mais ninguém, nem a tua vizinha, a tua tia, a tua sogra, zero! Mesmo aqueles livros que dizem que sabem tudo. Ouve-me a mim e a ti! Vamos encontrar a melhor solução juntos!
7. Eu não me acalmo sozinho. Preciso da tua segurança.
8. Se estiveres em ponto de ruptura... não tenhas medo de pedir ajuda, seja com a roupa, com a loiça e refeições. Se eu estiver, por momentos, com outra pessoa a tomar conta de mim, aproveita para dormir, tomar um duche, ver a tua série preferida.
9. É difícil ouvir isto, não é Mamã? Vivemos num mundo que promove o politicamente correto em detrimento das reais necessidades dos bebés e mães/pais. O que interessa somos nós!
10. É uma fase! Não vai durar para sempre! Agora parece que sim, mas conforta-me agora e isto vai acalmar brevemente. Só preciso de me sentir seguro. O teu ser sábio vai agradecer teres confiado em nós desde o dia 1.
Agora, mais importante que tudo: Eu amo-te querida Mãe! Obrigada pelo teu esforço e dedicação e por me amares de volta vezes mil!