P A G E S

6.10.13

5ª doença - Eritema Infeccioso

Pois é, depois de ontem ter passado o dia com alguma febre, lamúrias e recusa em comer, fomos hoje ao Hospital da Estefânia e constatámos o que já nos havia sido avisado na creche. O Manel está com um Eritema Infeccioso, vulgo 5ª Doença.



Basicamente 'apanhou' o virus na creche a nada podemos fazer, a nível de medicação, para acabar com este eritema.


Teremos, sim, de ficar 3 dias em casa (para evitar infectar outras crianças), dar muita águinha ao Manel para não desidratar e, sempre dar o Ben-U-Ron (125 sempre, ok?), meia hora antes da refeição se se mostrar recusa em comer ou em estado febril (sempre de 8h em 8h).

E claro... as doses de mimo que já se sabe :)


Por aí já se 'apanhou' esta 5ª Doença?


Agora uma análise mais profissional do Eritema Infeccioso


Sintomas, diagnóstico e tratamento


Os sintomas, que começam entre o 4.º e o 14.º dias depois da infecção, podem variar e algumas pessoas não apresentam nenhum. Uma criança com eritema infeccioso costuma ter pouca febre, só se sente ligeiramente doente e tem as bochechas vermelhas ao ponto de parecer que lhe deram uma bofetada. Ao fim de um dia ou dois aparece a erupção, sobretudo nos braços, nas pernas e no tronco, mas normalmente não nas palmas das mãos nem na planta dos pés. Não provoca comichão (prurido) e são como manchas vermelhas elevadas que formam uma espécie de filigrana, sobretudo nas áreas dos braços que não estão cobertas pela roupa, porque a erupção pode piorar se for exposta à luz solar.


A doença, em geral, dura entre 5 e 10 dias. Durante as semanas seguintes, a erupção pode reaparecer como uma reacção à luz do sol, ao exercício, ao calor, à febre ou à tensão emocional. Nos adultos, a dor leve das articulações e a inflamação podem ser permanentes ou aparecer e desaparecer durante semanas ou meses.


O médico faz o diagnóstico baseando-se na típica aparência da erupção. As análises ao sangue podem ser úteis para identificar o vírus. O tratamento tem como objectivo o alívio dos sintomas.


Comentar

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...