11.1.15

10 mil passos por dia #compromisso2015 #10milpassospordia

Mamãs, Papás, seguidores do nosso blog, não vos trago a solução de exercício nem  nenhuma dieta. Trago-vos um compromisso.

E sabem porquê? Porque eu própria me vejo embrulhada em falta de tempo, não poder dispender dinheiro para ginásios, e tantas outras coisas.

E, va lá, somos bombardeados o tempo TODO, com os nossos amigos a fazer exercícios, a participarem em corridas e nós ali... quietinhos a ganhar uns quilos, umas celulites...

Pois que pesquisei e achei uma forma de darmos a volta a esta situação.

Chamei-lhe Compromisso porque é de mim para vós e de vós para comigo.


Uma iniciativa específica que é conhecida por 10mil passos por dia foi desenvolvida para proporcionar um objetivo mais tangível que nos fará movimentar e caminhar o suficiente para nos sentirmos em forma.

Vou falar-vos aqui dos 4 primeiros passos a tomar e no post seguinte continuamos, ok?

1- Motivação

Todo este Compromisso tem um 'segredo' permanecer motivado. Do que li - e estou a passar neste momento - é bastante mais empolgante contar os 10 mil passos a caminhar do que por fazer uma caminhada de 30 minutos.
Basicamente, em vez de estabelecer o exercício como algo enquadrado num período do dia, se estivermos focados em atingir os 10 mil passos diários é encoraja, de forma a estarmos sempre à procura de oportunidades para dar um passo a mais e de acumular mais passos durante o dia. Mais,  se a meta de 10 mil passos não for motivadora o suficiente dou mais razões para nos 'comprometermos':

  • Caminhar é uma maneira efetiva de perder peso com baixo impacto.
  • Caminhar ajuda a reduzir a pressão sanguínea.  
  • Caminhar é ótimo para reduzir riscos de derrames e doenças do coração. 
  • Caminhar melhora a condição pulmonar e cardiovascular (pulmões e coração).
  • Caminhar dá mais força aos músculos e aos ossos, além de melhorar seu equilíbrio e resistência. 
  • Caminhar não precisa ser uma atividade árdua ou prolongada para gerar benefícios – se dividirmos a caminhada em vários momentos do dia de forma consistente atingimos ótimos resultados.
  • Sentirmo-nos bem com o nosso corpo e peso, sabendo que estamos mais saudáveis e resistentes.


2 - Arranjem um podómetro 

Compre um pedômetro - para agora é mais fácil do que uma app mobile. Escolha o de melhor custo-benefício e que melhor se adapte a sua necessidade; os pedômetros geralmente não são caros. Quando escolher um, veja como se adapta e come se fixa ao seu cinto ou roupas. Escolha um confortável, seguro e resistente. O meu é este: Para além de bastante acessível, conta os passos, calorias gastas e distância percorrida.

3 - Traçar metas

A verdade é que devem estar a pensar: Esta miúda bateu com a cabeça... 10 mil passos por dia? A verdade, é que, para quem começa, 10 mil passos pode parecer muito.  Mas sabiam que uma quantidade inferior a 5 mil passos diários já pode ser considerada como um estilo de vida sedentário? É recomendável começar a caminhar até onde se sinta confortável e ir, aos poucos, incrementando de mil a dois mil passos por semana, até atingir os 10 mil passos diários.  Não há problema em fazer mais de 10 mil passos diários, mas a meta é que sempre se faça, no mínimo, os 10 mil.

4 - Dividam a vossa caminhada diária em caminhada ativa e incidental

A meta de 10 mil passos diários deve incluir os movimentos extras que fazemos durante o dia. O que tem piada é que, quando se acostumarem com a atividade, Vão evitar os caminhos mais fáceis e começam a ir mais de escadas, pelo caminho mais longo, a sair uma paragem antes, nos transportes. Rapidamente estamos mais disposto e saudáveis para as fazer e, em consequência, com maior disposição para ser produtivo quando estiver trabalhando.
Algumas opções bastante válidas:

  • Utilizem as escadas em vez de elevadores os escadas rolantes
  • Visitem as pessoas eque trabalham consigo, deslocando-se às suas secretárias, em vez de usar o e-mail ou telefone. Para além disso, é bastante afetuoso, não acham?
  • Façam uma pausa todas as horas e dê uma volta de 5 minutos no escritório.


Eu já comecei o meu Compromisso, confesso que acresci uma corridazinha, o fim-de-semana é bom para tentar novos desafios.

Hoje fiz 18628 passos, por ser Domingo e ter tempo mais tempo. Vamos ver amanhã.

Daqui para a frente, juntamente com os restantes posts do blog, vou partilhar convosco a minha rotina, se tenho atingido os passos e novas formas de o conseguir.

Acrescentamos umas hashtags? #10milpassospordia #compromisso2015

Estou tão entusiasmada :)))))








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