P A G E S

5.8.13

Laringite nos bebés



Pois que aquelas ranhocas eram, afinal, o início de uma laringite!


Ontem à noite notei o Manel com uma tosse mais seca (tosse de cão como chamamos vulgarmente) e com dificuldades em respirar. Meio alerta liguei para a saúde 24 (aconselho a ligarem sempre que tiverem dúvidas) e depois de alguns despistes, aconselharam-me a ir ao Hospital para ficar descansada. Enviaram um fax para o Hosp. Dona Estefânia e lá demos entrada!



Depois da triagem, das febres, do médico o ver e tudo e tudo, chegou-se à conclusao que o Manel tem uma laringite.


Com 2 medicamente prescritos e 2 idas à farmácia, cá estamos hoje em casa a ver se ele melhora. A tosse ainda persiste, mas acredito que ele vai melhorar rapidamente.


Vamos agora aprender um pouco!


O que é laringite?


É uma doença viral comum em crianças, caracterizada pelo surgimento súbito da tal "tosse de cão". Embora a doença não seja, em princípio grave, em crianças pequenas ela pode provocar inchaço na laringe e na traqueia, na região da garganta, obstruindo a passagem de ar pelas vias aéreas e dificultando a respiração. 


A laringite afecta principalmente crianças de 6 meses a 3 anos, mas pode ocorrer em crianças mais velhas. As épocas de maior ocorrência são o outono e o inverno. 


Quais são os sintomas?


A tosse é muito característica, e se parece mesmo com o latido de um cão, ou às vezes com o som emitido por uma foca. Surge, na maioria das vezes, a meio da noite. Na maioria dos casos, no entanto, a doença é menos grave do que parece pelo som da tosse. A criança também pode ficar rouca e ter febre baixa (até agora não houve febres por aqui)

O mais comum é acordarmos de madrugada e descobrir que a suposta constipação do nosso filho é agora uma tosse horrenda. É bem provável que seu filho esteja acordado, sentado, assustado com a tosse. O choro da criança piora a situação, por isso o melhor é tentar acalmá-la e ajudá-la o mais rápido possível. 
O consolo é que a laringite costuma ser pior nas duas ou três primeiras noites, e normalmente vai embora sozinha depois de uma semana. 


Como se trata a laringite?


Como a laringite é causada por vírus, não adianta dar antibiótico. Mas dá para aliviar bem os sintomas com soluções caseiras: 


  • Abram a porta do frigorifico durante 15 a 20 minutos e deixem que o frio entre pelas vias respiratórias dos vossos filhos, ajudando a melhorar a circulação respiratória e a desinflamar a laringe (aprendi ontem no hospital), ou abram uma janela de casa e fiquem à janela com a criança.
 • Experimentem fazer um género de uma sauna na vossa casa-de-banho. Ligue água quente com a criança e fique lá pelo menos 15 minutos, tentando acalmá-la. Tente ler uma história ou cantar para ela. O vapor vai ajudar a amenizar a tosse e talvez ela consiga dormir novamente (se a criança tiver febre, esta não é uma boa opção).


• O uso de um vaporizador (siga as orientações do pediatra para a limpeza do aparelho) ou a inalação com soro fisiológico também podem ajudar (eu tenho feito desde sempre)


• Dê bastantes líquidos para seu filho. 


Não dê xaropes, pois esse tipo de remédio não alivia a tosse causada por laringite. 


Até já,

Comentar

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...