A crosta láctea é comum nos recém-nascidos, ou seja, são pequenas escamas oleosas que se acumulam, sobretudo, no couro cabeludo. Não incomodam o bebé e com alguns cuidados diários é possível devolver um aspecto saudável e limpo à cabeça do bebé.
Dica para combater a crosta láctea:
Alguns cuidados durante a higiene do couro cabeludo (e de outras zonas do corpo afectadas) é a melhor ajuda para fazer a crosta láctea desaparecer. Deve ser usado diariamente um champô suave, adequado para bebés.
Massagem no couro cabeludo com a ponta dos dedos, mas com cuidado para não causar feridas na pele sensível – é que pode abrir-se caminho a uma infecção. Se for necessário aplique previamente um óleo – o chamado óleo de bebé ou óleo de amêndoas doces – para amolecer as crostas (eu fiz isto ao Manel e resulto bastante). Depois, com a ajuda de uma escova de cerdas suaves libertam-se as escamas, na medida do possível!
Finalmente, enxagua-se e seca-se suavemente com uma toalha. Estes cuidados devem ser repetidos diariamente. Na maior parte das situações são suficientes para evitar a acumulação das escamas oleosas e para prevenir o seu reaparecimento.
NOTA: Se a situação persistir ou se se agravar, é conveniente procurar aconselhamento médico, pois pode ser necessário recorrer a outras medidas.
Normalmente, a crosta láctea desaparece antes de concluído o primeiro ano de vida. Sem causar qualquer problema ao bebé: não provoca comichão nem é contagiosa.
Até já,
Comentar
Enviar um comentário