P A G E S

29.10.13

Quando passar o bebé para o seu quarto?

"O Lugar das Crianças é no espaço delas, no quarto e na cama delas." Pode ser, ou não, uma verdade absoluta.


Não é fácil, para nós pais, decidirmos qual a melhor altura para passarmos os nossos filhos dos bercinhos no nosso quarto para a caminha de grades no quarto deles.


Eu aproveitei o início do Verão, estava o Manel a fazer 4 meses, para fazer esse processo. Já não estava frio e ele já dormia a noite toda.




Obviamente que temos muitas coisas a ter em conta: Se o bebé ainda mama ou não, se dorme a noite toda... mas principalmente temos de nos ter em conta a nós. Muitas vezes já os nossos pequenos estão super preparados para estar no seu espacinho à noite, mas as mães e pais galinhas acham que não. Não condeno nem censuro. São escolhas!


Aqui ficam algumas dicas para os papás:


1- Para os papás mais indecisos, a partir dos seis meses já é possível deixar o bebé a dormir sozinho no seu próprio quarto. Só será preciso levantar durante a madrugada para as trocas e eventuais mamadas noturnas. É claro que deixar o bebé na cama dos pais ou no bercinho ao seu lado pode ser mais cómodo, mas  é bem mais fácil espantar a preguiça agora do que ensinar a criança - já maior - a dormir no seu próprio quarto.

2- Os pais podem revezar-se nessa tarefa, já que não é fácil levantar a meio da noite, com sono, cansada e, às vezes, com frio.

3- Se o filho já está acostumado a dormir no meio dos pais, é hora de reverter a situação. A rotina pode ser uma grande aliada, portanto imponha um horário para a criança e vá preparando a casa momentos antes: diminua as luzes, desligue a TV e aparelhos de som e feche as janelas. Assim o vosso filho vai entrando num ritmo menos acelerado, mais propício ao sono.


4- Coloque regras que possam ser cumpridas. Não adianta dizer à criança que ela precisa dormir às 21h, mas a casa continua agitada, certo?



5- Nada de deixar a luz principal do bebé acesa. Se precisar, utilize bichinhos ou tomadas iluminadas. Assim também fica mais seguro se caso a criança se levantar no meio da noite.


6-  A hora de dormir deve ser um momento prazeroso. Os pais podem contar histórias, colocar músicas suaves e conversar sobre a rotina do dia até a criança dormir, por exemplo.


7- Essa transição não pode ser traumática para o filho ou para os pais. Portanto, eles devem ficar no quarto. Nos primeiros dias, deitados com a criança até ela dormir. Depois, sentados. E, por fim, permanecer na porta para dar boa-noite. Ou seja, vão saindo de cena aos poucos, para a criança se sentir segura e eles não acharem que estão abandonando o filho. - Aqui confesso que fui radical. Não fiz isto. Mas também tem muito a ver com a idade da criança e a sua percepção.


8- Uma das dicas mais importantes: os pais precisam colocar limites e não ceder a manhas. Se ceder uma vez - por frio ou doença -, a criança aprende que os pais cedem e vai repetir a manha sempre, não importa onde e em que situação. É essencial não ceder a choros, súplicas e chantagens: ela deve ser colocada de volta na sua cama sempre que necessário. Acreditem que vai desistir.


9- Se a criança acorda no meio da noite e pede para dormir com os pais, é bom investigar as causas. Se ela está doente, deve continuar no quarto dela recebendo os cuidados necessários dos pais. Se está com medo, vale dar um passeio pelo quarto infantil, abrir armário e gavetas, olhar debaixo da cama e observar cada cantinho para mostrar que o espaço é seguro. Mas, nunca a criança deve voltar para a cama dos pais.


10- Um pedido para os pais deixarem o filho dormir entre eles, sem desculpas (medo, sentimento de abandono, doença fictícia), pode ser acatado eventualmente, mas é bom deixar claro que é por um tempo limitado e a criança vai voltar para a cama dela :)


Até já,


Comentar

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...