P A G E S

14.1.14

Ressonar pode gerar crianças problemáticas

Andando nas minhas pesquisas, descobri que, as crianças que roncam durante o sono nos primeiros anos de vida tendem a ter uma infância mais indisciplinada e “problemática”. Este estudo foi feito em Inglaterra e publicado no Jornal Americano de Pediatria. 


Basicamente afirmam que o desenvolvimento cerebral pleno das crianças pode ser afetado por problemas de respiração na hora de dormir.


A pesquisa, feita com 11 mil britânicos com idades entre 0 e 7 anos, analisou o comportamento das crianças ao chegar aos sete. Descobriu-se que verifica-se mais este efeito nas crianças que atingem a pior fase dos problemas respiratórios no sono, por volta dos 2 anos e meio.


Those - unlike this child - who have problems breathing well while asleep are more likely to have behavioural problems once they reach school.
foto ALAMY

As crianças deste grupo, conforme apuraram os índices, tinham 85% mais chances de ter hiperatividade, 60% mais chances de “problemas de conduta” e 37% mais chances de ter problemas de relacionamento com outras crianças, em comparação com aquelas que passaram a primeira infância respirando bem durante a noite. 


Esta relação de causa e efeito, contudo, ainda não está totalmente clara para os investigadores que trabalharam este tema. A teoria mais simples aponta para o facto de que uma má respiração, no sono, atrapalha a fluidez com que o oxigênio deve chegar (em abundância) ao cérebro de uma criança em desenvolvimento. O córtex pré-frontal, responsável pelo comportamento, seria um dos mais afectados pela falta de oxigenação.


Aliados a isso, estão factores dedutíveis: uma criança que tem dificuldade de respirar à noite pode acumular anos de sono de baixa qualidade, sem falar que o problema pode ser consequência de dormir num ambiente com pó, por exemplo. Tais antecedentes, no entanto, não foram analisados neste estudo de maneira aprofundada. 


Comentar

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...