Ainda agora numa destas noites, a febre do Manel subiu em flecha e fez-me pensar qual a explicação, se durante o dia esteve tao bem.
Fui pesquisar e fui perguntar.
Segundo os especialistas, é bastante natural que a temperatura da criança vá variando ao longo do dia e que suba do final da tarde e durante a noite. Isto porque, como fica mais frio, o corpo tenta compesar a descida do ambiente, elevando a sua temperatura. Este "fenómeno" é mais evidente se estivermos perante um caso febril.
Do lado dos pais, esses seres que panicam muito (eu incluída) e que querem logo correr com os miúdos para o Hospital, o ideal é perceber que a criança pode não estar a piorar e estramos perante um situação normal. O importante aqui será não sobreaquecer a criança, ou seja, não é deixa-los destapados, é apenas não estarem cheios de roupa durante estes acontecimentos. Podem, ainda, utilizar uma toalha humedecida em água tépida de forma a ir arrefecendo o corpo, mas apenas na fase em que a temperatura está a descer naturalmente, evitando o desconforto.
O que é febre e o que não é?
imagem retirada daqui |
Normalmente, só ao 3º dia de febre, se deve ir ao hospital mas, acima de tudo, tentem verificar junto do pediatra ou da saúde24, qual a melhor decisão a tomar.
Comentar
Enviar um comentário