Os 7 meses do M. e os 7 meses dos bebés
Pois que o meu menino faz hoje 7 meses :) 7 meses!!!!!
Estás de parabéns meu filho... crescido como tudo!
Vamos lá ver o desenvolvimento natural dos bebés aos 7 mesinhos!
Pula, pula
O Bebé apoia o peso nas pernas por curtos períodos e adora pular (eu que o diga). Pode sentar-se sem apoio e aproveita as maozinhas para explorar o mundo - pois que isto ainda não acontece, o M. ainda não se senta, mas está quase :)
Eu já seguro
A chamada coordenação motora fina do bebé também se está a aprimorar. A esta altura, ele provavelmente passa coisas de uma mão para a outra com facilidade e pode até conseguir segurar um copinho especial para crianças com as duas mãos juntas (e nosso auxílio). O barulho em casa aumentou, não só porque os nossos bebés emitem mais sons, mas também porque ele terá descoberto a graça de bater com as coisas
Para ajudar no desenvolvimento da coordenação motora fina, coloquem um brinquedo ou algo interessante fora do alcance do bebé e observem como ele vai tentar agarrá-lo. Se por acaso o vosso filho começar a chorar porque não consegue alcançar, continuem a encorajá-lo com tranquilidade mas sem entregar o objecto. A criança está simplesmente expressando frustração e vai, a pouco e pouco, tornando-se mais confiante em termos físicos se nós não facilitarmos demasiado as coisas.
Depois de algumas tentativas, o bebé vai inclinar-se e, em seguida, voltar à posição inicial. Vai começar a balançar-se para a frente e para trás sobre as mãos e os joelhos, num incentivo para engatinhar ou rolar para se locomover por conta própria. É bom que a criança esteja a usar roupas confortáveis para facilitar estas tarefas.
Dentição
Já começaram e nós já temosum dentinho cá fora! Com a dentição, estejam prontos para ainda mais baba e sons novos, à medida que o vosso filho se adapta às novidades na boca dele.
Autoridade em xeque
Nesta fase, a criança começa a testar a autoridade dos pais, recusando-se por vezes a cumprir o que lhe é dito. Quando ela reage negativamente, não ache que está sendo desobediente ou teimosa -- está apenas curiosa.
A curiosidade é um instrumento importante para o bebé e deve ser sempre estimulada. Outra coisa é que a memória do bebé às vezes só dura alguns segundos. A melhor tática é falar "não" e depois distraí-la com outra atividade.
Início da "ansiedade de separação"
Se o bebé demonstra certa ansiedade quando está longe de vocês durante o dia, isso aumenta mais ainda na hora de dormir. Quando acorda durante a noite, mesmo que brevemente, o vosso filho sabe que estarão por perto e não hesita em tentar chamar a vossa atenção. Provavelmente ficará dividida entre a vontade de reconfortá-lo ou levá-lo para a sua cama e a preocupação com aquelas famosas teorias de que agindo assim vais "estragá-lo". A verdade é que dar colo aos nossos filhos de vez em quando -- não sempre -- não faz mal a ninguém.
A relutância do bebé em se separar de vocês pode até criar uma sensação boa, de confiança, mas também traz problemas! Assim, para que continuem a conseguir fazer outras coisas quando estão em casa, experimentem ter por perto uma caixa com os brinquedos do seu filho, a fim de mantê-lo distraído, mas por perto, enquanto executam as vossas habituais tarefas.
Captando a mensagem
O bebé participa activamente nas brincadeiras de esconder, além de perceber sutilezas no tom da nossa voz. Ele pode até abrir um berreiro se formos mais ríspidos, por exemplo.
Desenvolvimento pela brincadeira
As crianças gostam de situações previsíveis, por isso o vosso filho diverte-se com infinitas repetições da mesma coisa. Além de brincadeiras de esconder ,tentem estimulá-lo também com interações como a contagem dos dedos a partir do "dedo mindinho, seu vizinho...".
Nesta fase, os bebés costumam gostar dpeluches de qualquer tamanho. Um deles provavelmente vai acabar sendo o objeto de segurança "eleito" (chamado de transicional, em termos técnicos) e, em pouco tempo, ficará coberto de baba (ao comprarem novos peluches para o vosso filho, procurem os mais macios, bem costurados e de preferência laváveis. Outros bons brinquedos para esta etapa do crescimento são bolas, cilindros que se encaixam um no outro, caixinhas com objectos que pulam para fora quando abertas e bonecos grandes.
Há bem pouco tempo era fácil tirar um brinquedo das mãos do vosso bebé, mas agora essa tarefa fica mais complicada, e ele poderá protestar em alto e bom som :)
Será que o desenvolvimento do meu filho é normal?
Lembrem-se, cada bebé é diferente e atinge certos marcos de desenvolvimento físico no seu próprio ritmo. O que falo acima são apenas referências de etapas que o vosso filho tem potencial para alcançar -- se não agora, em pouco tempo. Por exemplo, o Manel ainda não se senta e, pelas "regras", já o deveria ter conseguido fazer.
Se o vosso filho nasceu prematuro, é provável que observem que ele leva um pouco mais de tempo para fazer as mesmas coisas que outras crianças de idade similar. Não se preocupem, a maioria dos médicos avalia o desenvolvimento de um prematuro conforme a idade corrigida e acompanha seu progresso levando isso em conta.
Até já,
Comentar
Enviar um comentário